|
|
|
Cristãos têm o desafio de fazer a aridez florescer na Terra Santa
Assegura o Cardeal Foley durante a Investidura de novos Cavaleiros e Damas do Santo Sepulcro
14 de Dezembro de 2010
Oristano, 14 de Dezembro de 2010 (ZENIT.org) - Os cristãos têm o desafio de fazer florescer a aridez na Terra Santa, apoiando o testemunho dos discípulos de Cristo nos lugares santos, assegurou o Grão-Mestre da Ordem do Santo Sepulcro, o Cardeal John P. Foley.
Seu apelo foi lançado durante a Homília na Missa de Investidura de 25 Cavaleiros e 4 Damas do Santo Sepulcro. O Cardeal Foley afirmou que os Cristãos, e, particularmente os Cavaleiros e Damas do Santo Sepulcro, têm "a responsabilidade de fazer o deserto florescer, de ajudar nossos irmãos e irmãs da Terra Santa, sucessores dos primeiros seguidores de Nosso Senhor, a seguir vivendo nessa terra do Senhor, a terra que chamamos Santa". "Podemos concretamente ajudar nossos irmãos e irmãs com escolas, igrejas, acampamentos para crianças, com um seminário sólido... Deste modo, podemos ajudá-los a permanecer para que continuem dando testemunho da Boa Nova trazida por Jesus Cristo, na terra onde Ele nasceu, viveu, morreu e ressuscitou".
Os irmãos e irmãs cristãos, disse o prelado americano, são "pedras vivas" da Terra Santa. O Cardeal John Foley reconheceu a dramática realidade da vida quotidiana desses lugares, com todos os inconvenientes e humilhações sofridas diariamente pelos habitantes de Jerusalém e dos territórios ocupados da Palestina". "Neste período que precede o Natal, todos pensamos em dar presentes. Pensem em presentear nossa Igreja na Terra Santa", propôs.
A Ordem, ontem e hoje
A Ordem do Santo Sepulcro e Jerusalém tem sua origem em Godofredo de Bulhão, em 1099. Seu objectivo foi proteger o Santo Sepulcro com a ajuda de 50 cavaleiros. A Ordem hoje tem por objectivo aumentar entre seus membros a prática da vida cristã com fidelidade absoluta ao Sumo Pontífice e de acordo e de acordo com os ensinamentos da Igreja, observando como fundamento os princípios da caridade que, para a Ordem, são um meio fundamental para sua ajuda a Terra Santa. Busca também sustentar e ajudar as obras e instituições de caridade, culturais e sociais da Igreja Católica na Terra Santa, principalmente daquelas situadas no Patriarcado Latino de Jerusalém com o qual a Ordem mantém laços tradicionais. Actualmente a Ordem conta com mais de 25 mil membros em todo o mundo.
|
|