Notícias O.C.S.S.J.

Voluntários da Lugar-Tenência de Portugal partem para a Terra Santa

Os Voluntários da Lugar-Tenência de Portugal partiram ontem, 4 de Julho, para a Terra Santa, onde vão estar até ao próximo dia 28 de Julho. Pelo terceiro ano consecutivo, a nossa Lugar-Tenência volta a servir no Santuário de Magdala, junto ao Mar da Galileia, e no Santuário de Nossa Senhora Rainha da Palestina em Deir Rafat.

 

À saída de Lisboa, os Voluntários estavam visivelmente entusiasmados com a missão que os espera e agradecidos pelo apoio, material e espiritual, oferecido por muitos membros da Ordem.

Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo e Cerimónias de Investiduras e Tomada de Posse do Novo Lugar-Tenente

Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, em Lisboa

 

A Santa Missa, presidida por S.Em. o Senhor Cardeal-Patriarca de Lisboa e Grão-Prior da Lugar-Tenência deu início à solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, no passado dia 20 de Junho.

 

Foram muitos os cavaleiros e damas da Ordem que compareceram para participar nesta importante festa da Igreja, tendo sido encabeçados por S.E. o Cav. Gr. Cr. Embaixador Alfredo Bastianelli, Chanceler do Grão Magistério, S.E. o Cav. de Colar Dr. Giorgio Moroni Stampa, Vice-Governador Honorário, S.E. o Lugar-Tenente Cav. Gr. Of. D. Nuno de Bragança van Uden, Cav. Gr. Cr. S.E. o Membro Honorário do Grão Magistério, D. João de Castro de Mendia, Conde de Rezende, S.E. o Lugar-Tenente Honorário, Cav. Gr. Cr. Dr. Gonçalo Figueiredo Barros.

 

 Às 17h00, estando o cortejo já formado, saíu a Procissão do Corpo de Cristo, com a Irmandade da Sé ao Pálio, percorrendo as ruas da Baixa de Lisboa. Foi grande a afluência de público, tendo enchido os passeios das ruas por onde passou a Procissão, havendo respeitosos momentos de silêncio e de oração, numa atitude de grande devoção.

 

Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo em Coimbra

 

Depois da Missa Campal, pelas 17h00 (mas com sol ainda bem forte!...) presidida pelo Sr. Bispo da Diocese, na Praça 8 de Maio, ao lado da Câmara Municipal (afinal o Adro da Igreja do Real Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra) saiu a habitual Procissão pelas ruas centrais da Baixa coimbrã que se apresentavam cheias de gente.

 

A OCSSJ "saiu" ao Palio (desta vez de 8 varas por ser o antigo de Santa Cruz, agora restaurado) e voltou a guarnecê-lo no "turno de entrada", com os 8 cavaleiros que estiveram "de serviço ".

 

Respeito e total silêncio à passagem da Custódia com a Sagrada Particula, que o Palio protegia e muita gente a sair até das esplanadas dos cafés para ajoelhar.

 

Este ano notou-se que havia muito mais gente a ajoelhar pelas ruas, talvez influenciados pelo exemplo dos parentes e amigos das crianças que tinham acabado de fazer a Primeira Comunhão e que foram convidadas a integrar à Procissão!

 

Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo no Porto

 

Conforme tradição desde o século XVI, mais uma vez se realizou a Procissão do Corpo de Deus na Cidade do Porto.

 

Como vem sendo costume a OCSSJ esteve presente e acompanhou o percurso citadino desde a Igreja da Santíssima Trindade até ao Adro de Sé do Porto.

 

S.E.R. o Senhor Bispo do Porto presidiu ás celebrações.

 

Estiveram presentes 7 Cavaleiros e 1 Dama.

 

Capítulo e Velada d'Armas

 

No dia 21 de Junho, pelas 16h30 deu-se início à reunião do Capítulo da Lugar-Tenência de Portugal, no salão paroquial da igreja de Santo Condestável, em Lisboa.

 

Um a um, todos os candidatos se foram apresentando a S.E. o Lugar-Tenente, aos membros do Conselho, Cavaleiros e Damas presentes, tendo transparecido por parte de todos os candidatos, a boa preparação espiritual e o franco propósito de pertencer e cumprir com as exigências desta Ordem de Cavalaria.

 

A seguir à Reunião o Capítulo e, antes da Vigília de Oração, todos se dirigiram para o Hotel da Estrela para uma refeição ligeira.

 

Pelas 21h30 entoando o “Lauda Jerusalem”, deu-se início ao cortejo de entrada, para a cerimónia da Vigília de Oração e Velada d’ Armas, com Exposição do Santíssimo Sacramento. Presidiu à cerimónia o Cerimoniário Eclesiástico da Lugar-Tenência de Portugal Cav. Com. Rev. P.e Gonçalo Portocarrero de Almada, sendo coadjuvado pelo Cerimoniário Adjunto Cav. Com. Rev. P.e Miguel Soares de Albergaria d'Aguiar, Cav. Rev. P.e Tiago Ribeiro e Rev. P.e Luis Almeida, pároco de Santo Condestável.

 

Findos os ritos iniciais procedeu-se à Exposição do Santíssimo, seguiu-se a Liturgia da Palavra seguida e Bênção Eucarística.

 

E foi ao som da Ave Maria, de Bach, que os candidatos leram e assinaram a Promessa, tendo-se de imediato procedido à bênção das insígnias.

 

Cerca de uma centena de Cavaleiros e Damas participaram nesta Vigíia de Oração, distinguindo-se, para além dos membros do clero já mencionados, S.E. o Lugar-Tenente, S.E. o Cav de Colar Dr. Giorgio Moroni Stampa, Vice-Governador Honorário, S.E. o Cav. Gr. Cr. e Membro Honorário do Grão Magistério, D. João de Castro de Mendia, Conde de Rezende, S.E. o Lugar-Tenente Honorário Cav .Gr. Cruz Dr. Gonçalo Figueiredo de Barros, bem como o Cav. Com. D. Oscar Gómez de Linares y Rodriguez, em representação da Lugar-Tenência da Espanha Oriental e o representante da Lugar-Tenência da Suiça, Cav. Com. Juíz André zum Thurm.

 

Investiduras e Tomada de Posse do novo Lugar-Tenente

 

Foi na manhã de 22 de Junho, dia de S. Tomás More, pelas 10h00, que começaram a chegar à Igreja de Santa Maria de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, todos os participantes na Santa Missa Pontifical de Investiduras e Tomada de Posse do novo Lugar-Tenente.

 

SS.AA.RR. os Duques de Bragança
S.E. o Cav. Gr. Cr. Embaixador Alfredo Bastianelli, Chanceler do G. Magistério
S.E. o Cav. de Colar Dr. Giorgio Moroni Stampa, Vice-Governador Honorário
S.E. o Cav. Gr. Cr. D. João de Castro de Mendia, Conde de Rezende, Membro Honorário do Grão Magistério
S.E. o Lugar-Tenente Honorário Dr. Gonçalo Figueiredo Barros
Cav. Gr. Cr. General D. Juan García y Martínez, Duque de San Pedro de Galatino, antigo Lugar Tenente da Espanha Ocidental
Cav. Com. D. Oscar Gómez de Linares y Rodríguez, representante da Lugar-Tenência da Espanha Oriental
Cav. Com. Juiz André Zumthurm, representante da Lugar-Tenência Suiça
Cav. Dr. D. Enrique de Morera Guajardo, representante da Lugar-Tenência da Espanha Oriental
Dama Gr. Cr. Sr.ª D. Teresa Medinilla y Bernales, Duquesa de San Pedro de Galatino
Dama Com.c/Placa D. Maria José Fernandez Martin, representante de Espanha Ocidental
Dama Com. D. Barbara zum Thurm, representante da Lugar-Tenência Suiça.

 

Pelas 11h00 deu-se início ao cortejo de entrada, que antecedia a Santa Missa presidida por S.Em. o Senhor D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa, Cav Gr. Cr. e Grão- Prior da Lugar-Tenência de Portugal, sendo coadjuvado pelo Cerimoniário Eclesiástico Cav. Com. Rev. P.e Gonçalo Portocarrero de Almada, Cav. Com. Rev. P.e Miguel Soares de Albergaria d'Aguiar – que dirigiu todos os ritos de Investidura e cerimónia de Tomada de Posse do novo Lugar-Tenente - Rev. P.e Cav.Tiago Ribeiro, Rev. P.e Cav. João Vergamota, bem como os Sacerdotes que viriam a ser investidos, S.E. Rev. o Senhor D. Francisco Senra de Faria Coelho, Arcebispo de Évora, S.E. Rev. D. Nuno Brás da Silva Martins, Bispo do Funchal, Rev. P.e Luis Carlos Silva Almeida, pároco de Sto. Condestável.

 

A seguir à Investidura dos Sacerdotes e de outros 8 cavaleiros e 2 damas, procedeu-se ao rito da Tomada de Posse do novo Lugar-Tenente, Cav. Gr. Of. Cor. Bartolomeu Nuno de Guanilho da Costa Cabral, tendo o Lugar-Tenente cessante apresentado o novo Lugar-Tenente a S. E. o Senhor Cardeal-Patriarca. Seguindo-se a Promessa do novo Lugar-Tenente diante do Grão-Prior da Lugar-Tenência de Portugal. Dirigindo-se ao Chanceler Geral da Ordem e ao Lugar-Tenente cessante dando-lhes o abraço da paz. Colocou-se então à direita do Senhor Cardeal-Patriarca que o apresentou a todos os membros da Ordem.

 

Finda a Santa Missa todos se dirigiram até ao Centro Cultural de Belém onde foi servido um almoço.

 

Missa de Acção de Graças

 

No dia 23 de Junho, seguinte à Investidura e Tomada de Posse de S.E. o Lugar-Tenente Coronel Bartolomeu da Costa Cabral, pelas 12h00, celebrou-se na Igreja Capitular da nossa Lugar-Tenência, a Missa Dominical e de Acção de Graças, presidida pelo pároco Rev. P.e Cav. Luis Almeida.

 

Presente nesta ocasião esteve perto de meia centena de Cavaleiros e Damas.

Homilía na Missa de investidura de cavaleiros e damas da Ordem do Santo Sepulcro

"Guardiães do sepulcro, testemunhas da ressurreição" (aqui).


Notícias O.C.S.S.J.

Voluntários da Lugar-Tenência de Portugal partem para a Terra Santa

Os Voluntários da Lugar-Tenência de Portugal partiram ontem, 4 de Julho, para a Terra Santa, onde vão estar até ao próximo dia 28 de Julho. Pelo terceiro ano consecutivo, a nossa Lugar-Tenência volta a servir no Santuário de Magdala, junto ao Mar da Galileia, e no Santuário de Nossa Senhora Rainha da Palestina em Deir Rafat.

 

À saída de Lisboa, os Voluntários estavam visivelmente entusiasmados com a missão que os espera e agradecidos pelo apoio, material e espiritual, oferecido por muitos membros da Ordem.

Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo e Cerimónias de Investiduras e Tomada de Posse do Novo Lugar-Tenente

Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, em Lisboa

 

A Santa Missa, presidida por S.Em. o Senhor Cardeal-Patriarca de Lisboa e Grão-Prior da Lugar-Tenência deu início à solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, no passado dia 20 de Junho.

 

Foram muitos os cavaleiros e damas da Ordem que compareceram para participar nesta importante festa da Igreja, tendo sido encabeçados por S.E. o Cav. Gr. Cr. Embaixador Alfredo Bastianelli, Chanceler do Grão Magistério, S.E. o Cav. de Colar Dr. Giorgio Moroni Stampa, Vice-Governador Honorário, S.E. o Lugar-Tenente Cav. Gr. Of. D. Nuno de Bragança van Uden, Cav. Gr. Cr. S.E. o Membro Honorário do Grão Magistério, D. João de Castro de Mendia, Conde de Rezende, S.E. o Lugar-Tenente Honorário, Cav. Gr. Cr. Dr. Gonçalo Figueiredo Barros.

 

 Às 17h00, estando o cortejo já formado, saíu a Procissão do Corpo de Cristo, com a Irmandade da Sé ao Pálio, percorrendo as ruas da Baixa de Lisboa. Foi grande a afluência de público, tendo enchido os passeios das ruas por onde passou a Procissão, havendo respeitosos momentos de silêncio e de oração, numa atitude de grande devoção.

 

Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo em Coimbra

 

Depois da Missa Campal, pelas 17h00 (mas com sol ainda bem forte!...) presidida pelo Sr. Bispo da Diocese, na Praça 8 de Maio, ao lado da Câmara Municipal (afinal o Adro da Igreja do Real Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra) saiu a habitual Procissão pelas ruas centrais da Baixa coimbrã que se apresentavam cheias de gente.

 

A OCSSJ "saiu" ao Palio (desta vez de 8 varas por ser o antigo de Santa Cruz, agora restaurado) e voltou a guarnecê-lo no "turno de entrada", com os 8 cavaleiros que estiveram "de serviço ".

 

Respeito e total silêncio à passagem da Custódia com a Sagrada Particula, que o Palio protegia e muita gente a sair até das esplanadas dos cafés para ajoelhar.

 

Este ano notou-se que havia muito mais gente a ajoelhar pelas ruas, talvez influenciados pelo exemplo dos parentes e amigos das crianças que tinham acabado de fazer a Primeira Comunhão e que foram convidadas a integrar à Procissão!

 

Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo no Porto

 

Conforme tradição desde o século XVI, mais uma vez se realizou a Procissão do Corpo de Deus na Cidade do Porto.

 

Como vem sendo costume a OCSSJ esteve presente e acompanhou o percurso citadino desde a Igreja da Santíssima Trindade até ao Adro de Sé do Porto.

 

S.E.R. o Senhor Bispo do Porto presidiu ás celebrações.

 

Estiveram presentes 7 Cavaleiros e 1 Dama.

 

Capítulo e Velada d'Armas

 

No dia 21 de Junho, pelas 16h30 deu-se início à reunião do Capítulo da Lugar-Tenência de Portugal, no salão paroquial da igreja de Santo Condestável, em Lisboa.

 

Um a um, todos os candidatos se foram apresentando a S.E. o Lugar-Tenente, aos membros do Conselho, Cavaleiros e Damas presentes, tendo transparecido por parte de todos os candidatos, a boa preparação espiritual e o franco propósito de pertencer e cumprir com as exigências desta Ordem de Cavalaria.

 

A seguir à Reunião o Capítulo e, antes da Vigília de Oração, todos se dirigiram para o Hotel da Estrela para uma refeição ligeira.

 

Pelas 21h30 entoando o “Lauda Jerusalem”, deu-se início ao cortejo de entrada, para a cerimónia da Vigília de Oração e Velada d’ Armas, com Exposição do Santíssimo Sacramento. Presidiu à cerimónia o Cerimoniário Eclesiástico da Lugar-Tenência de Portugal Cav. Com. Rev. P.e Gonçalo Portocarrero de Almada, sendo coadjuvado pelo Cerimoniário Adjunto Cav. Com. Rev. P.e Miguel Soares de Albergaria d'Aguiar, Cav. Rev. P.e Tiago Ribeiro e Rev. P.e Luis Almeida, pároco de Santo Condestável.

 

Findos os ritos iniciais procedeu-se à Exposição do Santíssimo, seguiu-se a Liturgia da Palavra seguida e Bênção Eucarística.

 

E foi ao som da Ave Maria, de Bach, que os candidatos leram e assinaram a Promessa, tendo-se de imediato procedido à bênção das insígnias.

 

Cerca de uma centena de Cavaleiros e Damas participaram nesta Vigíia de Oração, distinguindo-se, para além dos membros do clero já mencionados, S.E. o Lugar-Tenente, S.E. o Cav de Colar Dr. Giorgio Moroni Stampa, Vice-Governador Honorário, S.E. o Cav. Gr. Cr. e Membro Honorário do Grão Magistério, D. João de Castro de Mendia, Conde de Rezende, S.E. o Lugar-Tenente Honorário Cav .Gr. Cruz Dr. Gonçalo Figueiredo de Barros, bem como o Cav. Com. D. Oscar Gómez de Linares y Rodriguez, em representação da Lugar-Tenência da Espanha Oriental e o representante da Lugar-Tenência da Suiça, Cav. Com. Juíz André zum Thurm.

 

Investiduras e Tomada de Posse do novo Lugar-Tenente

 

Foi na manhã de 22 de Junho, dia de S. Tomás More, pelas 10h00, que começaram a chegar à Igreja de Santa Maria de Belém, Mosteiro dos Jerónimos, todos os participantes na Santa Missa Pontifical de Investiduras e Tomada de Posse do novo Lugar-Tenente.

 

SS.AA.RR. os Duques de Bragança
S.E. o Cav. Gr. Cr. Embaixador Alfredo Bastianelli, Chanceler do G. Magistério
S.E. o Cav. de Colar Dr. Giorgio Moroni Stampa, Vice-Governador Honorário
S.E. o Cav. Gr. Cr. D. João de Castro de Mendia, Conde de Rezende, Membro Honorário do Grão Magistério
S.E. o Lugar-Tenente Honorário Dr. Gonçalo Figueiredo Barros
Cav. Gr. Cr. General D. Juan García y Martínez, Duque de San Pedro de Galatino, antigo Lugar Tenente da Espanha Ocidental
Cav. Com. D. Oscar Gómez de Linares y Rodríguez, representante da Lugar-Tenência da Espanha Oriental
Cav. Com. Juiz André Zumthurm, representante da Lugar-Tenência Suiça
Cav. Dr. D. Enrique de Morera Guajardo, representante da Lugar-Tenência da Espanha Oriental
Dama Gr. Cr. Sr.ª D. Teresa Medinilla y Bernales, Duquesa de San Pedro de Galatino
Dama Com.c/Placa D. Maria José Fernandez Martin, representante de Espanha Ocidental
Dama Com. D. Barbara zum Thurm, representante da Lugar-Tenência Suiça.

 

Pelas 11h00 deu-se início ao cortejo de entrada, que antecedia a Santa Missa presidida por S.Em. o Senhor D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa, Cav Gr. Cr. e Grão- Prior da Lugar-Tenência de Portugal, sendo coadjuvado pelo Cerimoniário Eclesiástico Cav. Com. Rev. P.e Gonçalo Portocarrero de Almada, Cav. Com. Rev. P.e Miguel Soares de Albergaria d'Aguiar – que dirigiu todos os ritos de Investidura e cerimónia de Tomada de Posse do novo Lugar-Tenente - Rev. P.e Cav.Tiago Ribeiro, Rev. P.e Cav. João Vergamota, bem como os Sacerdotes que viriam a ser investidos, S.E. Rev. o Senhor D. Francisco Senra de Faria Coelho, Arcebispo de Évora, S.E. Rev. D. Nuno Brás da Silva Martins, Bispo do Funchal, Rev. P.e Luis Carlos Silva Almeida, pároco de Sto. Condestável.

 

A seguir à Investidura dos Sacerdotes e de outros 8 cavaleiros e 2 damas, procedeu-se ao rito da Tomada de Posse do novo Lugar-Tenente, Cav. Gr. Of. Cor. Bartolomeu Nuno de Guanilho da Costa Cabral, tendo o Lugar-Tenente cessante apresentado o novo Lugar-Tenente a S. E. o Senhor Cardeal-Patriarca. Seguindo-se a Promessa do novo Lugar-Tenente diante do Grão-Prior da Lugar-Tenência de Portugal. Dirigindo-se ao Chanceler Geral da Ordem e ao Lugar-Tenente cessante dando-lhes o abraço da paz. Colocou-se então à direita do Senhor Cardeal-Patriarca que o apresentou a todos os membros da Ordem.

 

Finda a Santa Missa todos se dirigiram até ao Centro Cultural de Belém onde foi servido um almoço.

 

Missa de Acção de Graças

 

No dia 23 de Junho, seguinte à Investidura e Tomada de Posse de S.E. o Lugar-Tenente Coronel Bartolomeu da Costa Cabral, pelas 12h00, celebrou-se na Igreja Capitular da nossa Lugar-Tenência, a Missa Dominical e de Acção de Graças, presidida pelo pároco Rev. P.e Cav. Luis Almeida.

 

Presente nesta ocasião esteve perto de meia centena de Cavaleiros e Damas.

Homilía na Missa de investidura de cavaleiros e damas da Ordem do Santo Sepulcro

"Guardiães do sepulcro, testemunhas da ressurreição" (aqui).

Actualize a informação sobre a Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém
e sobre a Terra Santa, através do site da Lugar-Tenência de Portugal.

Tel: +351 213 426 853

Fax: +351 213 474 350

Rua do Alecrim, 72 -R/CDto. 1200-018 Lisboa

© Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém

Desenvolvido por:

Web design por:


Actualize a informação sobre a Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém
e sobre a Terra Santa, através do site da Lugar-Tenência de Portugal.


Tel: +351 213 426 853


E-mail: oessjp@sapo.pt


Fax: +351 213 474 350


Rua do Alecrim, 72 -R/CDto. 1200-018 Lisboa

© Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém

Desenvolvido por:

Web design por: