Notícias Vaticano

Solenidade dos SS. Pedro e Paulo: a homilia do Papa na íntegra

"Como o Senhor transformou Simão em Pedro, assim chama a cada um para fazer de nós pedras vivas, com as quais construir uma Igreja e uma humanidade renovadas. Há sempre quem destrua a unidade e quem apague a profecia, mas o Senhor acredita em nós e pede-te: «Queres ser construtor de unidade? Queres ser profeta do meu céu na terra?» Deixemo-nos provocar por Jesus e ganhemos a coragem de Lhe dizer: «Sim, quero»!" (aqui).

TERRA SANTA: Vaticano convida Israel e Palestina a dizer “sim ao encontro e não ao conflito”

O secretário de Estado da Santa Sé recebeu esta Quarta-feira os Embaixadores de Israel e dos Estados Unidos para manifestar a sua preocupação com os últimos desenvolvimentos na Terra Santa (aqui).

Vaticano questiona plano de anexação de partes da Cisjordânia

Secretário de Estado convocou embaixadores de Israel e dos EUA junto da Santa Sé

 

Cidade do Vaticano, 02 jul 2020 – O Vaticano convocou esta quarta-feira os embaixadores de Israel e dos EUA para manifestar as suas reservas quanto ao plano de anexação de partes da Cisjordânia por parte do Governo israelita, alertando para as consequências de ações unilaterais.

 

A “preocupação” foi apresentada pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, segundo comunicado divulgado pela Santa Sé.

 

O Vaticano considera que possíveis ações unilaterais “poderiam comprometer mais ainda a busca da paz entre israelitas palestinos e a delicada situação no Médio Oriente”.

 

A nota oficial recorda as declarações de 20 de novembro de 2019 e 20 de maio de 2020, nas quais “a Santa Sé reitera que o Estado de Israel e o Estado da Palestina têm o direito de existir e de viver em paz e segurança, dentro das fronteiras internacionalmente reconhecidas”.

 

A diplomacia do Papa pede que as duas partes “trabalhem para reabrir o caminho da negociação direta, com base nas resoluções relevantes das Nações Unidas, facilitada por medidas que sirvam para restabelecer a confiança recíproca”.

 

A 20 de maio, o Vaticano anunciou que o seu secretário para as relações com os Estados, D. Paul Richard Gallagher, tinha sido contactado por telefone pelo chefe das negociações e secretário-geral da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Saeb Erekat, que quis informar a Santa Sé “sobre os recentes desdobramentos nos territórios palestinos e a possibilidade de que a soberania israelita seja aplicada unilateralmente em parte de referidas áreas, o que comprometeria o processo de paz”.

 

A posição do Vaticano é que se respeitem as fronteiras internacionalmente reconhecidas antes de 1967.

 

Uma declaração conjunta assinada pelo Conselho Mundial de Igrejas (WCC, sigla em inglês), juntamente com a Comunhão Mundial de Igrejas Reformadas, a Aliança Ecuménica ACT e a Federação Luterana Mundial também critica o plano de Israel de anexação de territórios palestinos, considerando-a “uma violação do direito internacional” e “um sério obstáculo para alcançar a justiça e a paz ” na região.

 

O dia 1 de julho tinha sido indicado por Benjamin Netanyahu como a data de início da “extensão da soberania” de Israel, mas o anúncio do plano foi adiado.

 

Segundo os líderes das Igrejas cristãs, “a nova ameaça de anexação consolida e agrava a ocupação existente, que por muito tempo minou os direitos e o futuro do povo palestino”.

 

OC Ecclesia

Papa envia 2500 kits de testes para diagnóstico de Covid-19 a Gaza

Até agora, os Territórios Palestinos registam 1.328 casos de Covid-19, mas a baixa percentagem de pessoas testadas positivas poderia ser um indício da falta de testes realizados. “Os 2500 kits enviados pelo Papa vão nos ajudar a fazer diagnósticos mais precisos. Em toda a Faixa existe apenas uma máquina que pode fazer as análises para mais de 2 milhões de pessoas”, afirmou o P.e Romanelli, pároco de Gaza (aqui).

Papa recorda os 28 anos de sua ordenação episcopal

Para Francisco, “episcopado” é o nome de um serviço, não de uma honra, porque ao bispo compete mais servir do que dominar, segundo o mandamento do Mestre: «Quem for o maior entre vós, seja como o menor. E aquele que mandar, como o que serve» (aqui).

Igreja: Vaticano apresenta novo Directório para a Catequese do século XXI

Documento sublinha impacto das novas tecnologias e da globalização na transmissão da fé (aqui).

Vaticano: Dia de oração pelo clero adverte para «défice de intimidade» dos sacerdotes

Solenidade do Coração de Jesus marcada pela celebração da Missa Crismal em várias dioceses portuguesas (aqui).

Corpus Christi no magistério dos Papas: caminho de salvação que vem de longe

Um milagre comovente induziu um Papa do século XIII a instituir a Solenidade de Corpus Christi à luz do dogma da Transubstanciação. Vamos ver como essa festa se desenvolveu no magistério dos pontífices dos últimos decénios (aqui).

O Papa aos Menores Conventuais: sigam o exemplo de Santo António

Neste ano, os Frades Menores Conventuais celebram 800 anos da vocação franciscana de Santo Antônio de Pádua. O Papa Francisco enviou uma carta ao Ministro Geral da Ordem religiosa padre Carlos Alberto Trovarelli (aqui).

Vaticano: Papa assinala solenidade da Santíssima Trindade, festa do amor divino pela humanidade

Francisco recorda ainda devoção ao Coração de Jesus, que marca mês de Junho (aqui).

Igreja/Media: Plataforma «VatiVision» disponível na Internet a 08 de Junho

Cidade do Vaticano, 06 Jun 2020 (ECCLESIA) – A plataforma «VatiVision» vai estar disponível na internet, a partir de 08 de junho, e vai oferecer conteúdos de carácter cultural, artístico e religioso a pedido do utilizador (“on demand”), como filmes, documentários e séries de televisão, inspirados na mensagem cristã (aqui).

Nos Jardins Vaticanos, Papa confia humanidade à proteção divina

A oração do Terço diante da Gruta de Lourdes nos Jardins Vaticanos com o Papa Francisco, pediu a protecção da Virgem Maria sobre toda a humanidade (aqui).

Os 25 anos da “Ut unum sint”, entre profecias e resistências

Um apelo apaixonado aos cristãos para que respondam à oração de Jesus pela unidade de todos. A Encíclica do Papa João Paulo II ajuda-nos a olhar para a realidade das comunidades cristãs de hoje com um renovado compromisso ecumênico (aqui).

Igreja: Bento XVI assina texto pelo centenário do nascimento de São João Paulo II

Cidade do Vaticano, 15 de Maio de 2020 – O Papa emérito Bento XVI afirmou que São João Paulo II “não é um rigorista da moral” e destacou a “misericórdia” no Papa polaco, num texto pelo centenário do seu nascimento, que se comemorou na passada Segunda-feira (aqui).

VATICANO - Mensagem do Papa Francisco às Obras Missionárias Pontifícias

Cidade do Vaticano – Publicamos na íntegra, a mensagem que o Santo Padre enviou às Obras Missionárias Pontifícias no passado dia 21 de Maio, na Solenidade da Ascenção do Senhor (aqui).

Covid-19: «Que Deus trave esta pandemia», pede Francisco, lembrando vítimas de outras tragédias

Papa associa-se a jornada inter-religiosa de oração e jejum

 

Cidade do Vaticano, 14 de Maio de 2020 (Ecclesia) – O Papa associou-se hoje à jornada inter-religiosa de oração e jejum pelo fim da pandemia de Covid-19, lembrando as vítimas da doença e das várias tragédias que afetam a humanidade.

 

“Todos somos irmãos. São Francisco de Assis dizia: ‘Todos irmãos’. E, por isso, homens e mulheres de todas as confissões religiosas nos unimos hoje na oração e na penitência para pedir a graça da cura desta pandemia”, disse, no início da Missa a que presidiu na Capela da Casa de Santa Marta, com transmissão online.

 

Francisco explicou que a iniciativa partiu do Alto Comité para a Fraternidade Humana, o qual convocou para hoje um dia de oração e jejum para pedir a Deus “misericórdia e piedade neste momento trágico da pandemia”.

 

“Que Deus trave esta tragédia, que trave esta pandemia. Que Deus tenha piedade de nós e que cesse também as outras pandemias tão más: a da fome, a da guerra, a das crianças sem instrução. E peçamos isso como irmãos, todos juntos. Que Deus nos abençoe a todos e tenha piedade de nós”, rezou.

 

Na sua homilía, o pontífice evocou o drama da fome que atinge milhões de pessoas e apelou ao fim da indiferença perante o sofrimento do próximo.

 

“Esta oração de hoje para pedir que o Senhor trave esta pandemia deve levar-nos a pensar nas outras pandemias do mundo. Há muitas pandemias! A pandemia das guerras, da fome e muitas outras”, apontou.

 

O Papa destacou a “coragem” do Alto Comité para a Fraternidade Humana – organismo com representantes da Santa Sé e do mundo islâmico – em convidar todos a “rezar, cada um segundo a própria tradição, a fazer um dia de penitência, de jejum e também de caridade, de ajuda aos outros”.

 

Nós não esperávamos esta pandemia, veio sem que nós a esperássemos, mas agora está aí. E muitas pessoas morrem. E muitas pessoas morrem sozinhas, morrem sem poder fazer nada. Muitas vezes se pode pensar: ‘Não me diz respeito, graças a Deus eu salvei-me’. Mas pense nos outros! Pense na tragédia e também nas consequências económicas, nas consequências sobre a educação”.

 

Francisco respondeu aos críticos de iniciativas inter-religiosas e rejeitou qualquer tentativa de “relativismo”, falando num “dia de fraternidade”.

 

“Estamos todos unidos como seres humanos, como irmãos, rezando a Deus, segundo a própria cultura, segundo a própria tradição, segundo os próprios credos, mas irmãos rezando a Deus, isso é importante: irmãos, fazendo jejum, pedindo perdão a Deus pelos nossos pecados, para que o Senhor tenha misericórdia de nós, para que o Senhor nos perdoe, para que o Senhor detenha esta pandemia”, explicou.

 

O Papa desejou que após esta pandemia a humanidade seja menos “inconsciente diante das tragédias que se verificam no mundo”.

 

OC - Ecclesia

Vaticano: Papa envia ajuda para o Líbano

Cidade do Vaticano, 14 de Maio de 2020 – O Papa decidiu oferece 400 bolsas de estudo a alunos do Líbano, no valor de 200 mil dólares, anunciou hoje o Vaticano.

 

A oferta foi feita através da Secretaria de Estado e da Congregação para as Igrejas Orientais (Santa Sé), e vai ser distribuído pela Nunciatura Apostólica em Beirute.

 

A sala de imprensa da Santa Sé informa que Francisco segue com “preocupação paterna” a situação no Líbano, definindo o país como “exemplo de convivência e fraternidade” na região.

 

A ajuda enviada pelo Papa soma-se a um contributo feito recentemente pelo Fundo de Emergência da Congregação para as Igrejas Orientais, a fim de enfrentar a emergência ligada à pandemia da Covid-19.

 

OC - Ecclesia

S. João Paulo II faria 100 anos em 18 de Maio – e Bento XVI escreve carta especial

O Papa Emérito Bento XVI escreveu uma bela carta por ocasião dos 100 anos do nascimento de seu predecessor, o Papa São João Paulo II, com quem trabalhou durante muitos anos como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé: de 1981 a 2005, ano em que foi eleito seu sucessor (aqui).


Notícias Vaticano

Solenidade dos SS. Pedro e Paulo: a homilia do Papa na íntegra

"Como o Senhor transformou Simão em Pedro, assim chama a cada um para fazer de nós pedras vivas, com as quais construir uma Igreja e uma humanidade renovadas. Há sempre quem destrua a unidade e quem apague a profecia, mas o Senhor acredita em nós e pede-te: «Queres ser construtor de unidade? Queres ser profeta do meu céu na terra?» Deixemo-nos provocar por Jesus e ganhemos a coragem de Lhe dizer: «Sim, quero»!" (aqui).

TERRA SANTA: Vaticano convida Israel e Palestina a dizer “sim ao encontro e não ao conflito”

O secretário de Estado da Santa Sé recebeu esta Quarta-feira os Embaixadores de Israel e dos Estados Unidos para manifestar a sua preocupação com os últimos desenvolvimentos na Terra Santa (aqui).

Vaticano questiona plano de anexação de partes da Cisjordânia

Secretário de Estado convocou embaixadores de Israel e dos EUA junto da Santa Sé

 

Cidade do Vaticano, 02 jul 2020 – O Vaticano convocou esta quarta-feira os embaixadores de Israel e dos EUA para manifestar as suas reservas quanto ao plano de anexação de partes da Cisjordânia por parte do Governo israelita, alertando para as consequências de ações unilaterais.

 

A “preocupação” foi apresentada pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, segundo comunicado divulgado pela Santa Sé.

 

O Vaticano considera que possíveis ações unilaterais “poderiam comprometer mais ainda a busca da paz entre israelitas palestinos e a delicada situação no Médio Oriente”.

 

A nota oficial recorda as declarações de 20 de novembro de 2019 e 20 de maio de 2020, nas quais “a Santa Sé reitera que o Estado de Israel e o Estado da Palestina têm o direito de existir e de viver em paz e segurança, dentro das fronteiras internacionalmente reconhecidas”.

 

A diplomacia do Papa pede que as duas partes “trabalhem para reabrir o caminho da negociação direta, com base nas resoluções relevantes das Nações Unidas, facilitada por medidas que sirvam para restabelecer a confiança recíproca”.

 

A 20 de maio, o Vaticano anunciou que o seu secretário para as relações com os Estados, D. Paul Richard Gallagher, tinha sido contactado por telefone pelo chefe das negociações e secretário-geral da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Saeb Erekat, que quis informar a Santa Sé “sobre os recentes desdobramentos nos territórios palestinos e a possibilidade de que a soberania israelita seja aplicada unilateralmente em parte de referidas áreas, o que comprometeria o processo de paz”.

 

A posição do Vaticano é que se respeitem as fronteiras internacionalmente reconhecidas antes de 1967.

 

Uma declaração conjunta assinada pelo Conselho Mundial de Igrejas (WCC, sigla em inglês), juntamente com a Comunhão Mundial de Igrejas Reformadas, a Aliança Ecuménica ACT e a Federação Luterana Mundial também critica o plano de Israel de anexação de territórios palestinos, considerando-a “uma violação do direito internacional” e “um sério obstáculo para alcançar a justiça e a paz ” na região.

 

O dia 1 de julho tinha sido indicado por Benjamin Netanyahu como a data de início da “extensão da soberania” de Israel, mas o anúncio do plano foi adiado.

 

Segundo os líderes das Igrejas cristãs, “a nova ameaça de anexação consolida e agrava a ocupação existente, que por muito tempo minou os direitos e o futuro do povo palestino”.

 

OC Ecclesia

Papa envia 2500 kits de testes para diagnóstico de Covid-19 a Gaza

Até agora, os Territórios Palestinos registam 1.328 casos de Covid-19, mas a baixa percentagem de pessoas testadas positivas poderia ser um indício da falta de testes realizados. “Os 2500 kits enviados pelo Papa vão nos ajudar a fazer diagnósticos mais precisos. Em toda a Faixa existe apenas uma máquina que pode fazer as análises para mais de 2 milhões de pessoas”, afirmou o P.e Romanelli, pároco de Gaza (aqui).

Papa recorda os 28 anos de sua ordenação episcopal

Para Francisco, “episcopado” é o nome de um serviço, não de uma honra, porque ao bispo compete mais servir do que dominar, segundo o mandamento do Mestre: «Quem for o maior entre vós, seja como o menor. E aquele que mandar, como o que serve» (aqui).

Igreja: Vaticano apresenta novo Directório para a Catequese do século XXI

Documento sublinha impacto das novas tecnologias e da globalização na transmissão da fé (aqui).

Vaticano: Dia de oração pelo clero adverte para «défice de intimidade» dos sacerdotes

Solenidade do Coração de Jesus marcada pela celebração da Missa Crismal em várias dioceses portuguesas (aqui).

Corpus Christi no magistério dos Papas: caminho de salvação que vem de longe

Um milagre comovente induziu um Papa do século XIII a instituir a Solenidade de Corpus Christi à luz do dogma da Transubstanciação. Vamos ver como essa festa se desenvolveu no magistério dos pontífices dos últimos decénios (aqui).

O Papa aos Menores Conventuais: sigam o exemplo de Santo António

Neste ano, os Frades Menores Conventuais celebram 800 anos da vocação franciscana de Santo Antônio de Pádua. O Papa Francisco enviou uma carta ao Ministro Geral da Ordem religiosa padre Carlos Alberto Trovarelli (aqui).

Vaticano: Papa assinala solenidade da Santíssima Trindade, festa do amor divino pela humanidade

Francisco recorda ainda devoção ao Coração de Jesus, que marca mês de Junho (aqui).

Igreja/Media: Plataforma «VatiVision» disponível na Internet a 08 de Junho

Cidade do Vaticano, 06 Jun 2020 (ECCLESIA) – A plataforma «VatiVision» vai estar disponível na internet, a partir de 08 de junho, e vai oferecer conteúdos de carácter cultural, artístico e religioso a pedido do utilizador (“on demand”), como filmes, documentários e séries de televisão, inspirados na mensagem cristã (aqui).

Nos Jardins Vaticanos, Papa confia humanidade à proteção divina

A oração do Terço diante da Gruta de Lourdes nos Jardins Vaticanos com o Papa Francisco, pediu a protecção da Virgem Maria sobre toda a humanidade (aqui).

Os 25 anos da “Ut unum sint”, entre profecias e resistências

Um apelo apaixonado aos cristãos para que respondam à oração de Jesus pela unidade de todos. A Encíclica do Papa João Paulo II ajuda-nos a olhar para a realidade das comunidades cristãs de hoje com um renovado compromisso ecumênico (aqui).

Igreja: Bento XVI assina texto pelo centenário do nascimento de São João Paulo II

Cidade do Vaticano, 15 de Maio de 2020 – O Papa emérito Bento XVI afirmou que São João Paulo II “não é um rigorista da moral” e destacou a “misericórdia” no Papa polaco, num texto pelo centenário do seu nascimento, que se comemorou na passada Segunda-feira (aqui).

VATICANO - Mensagem do Papa Francisco às Obras Missionárias Pontifícias

Cidade do Vaticano – Publicamos na íntegra, a mensagem que o Santo Padre enviou às Obras Missionárias Pontifícias no passado dia 21 de Maio, na Solenidade da Ascenção do Senhor (aqui).

Covid-19: «Que Deus trave esta pandemia», pede Francisco, lembrando vítimas de outras tragédias

Papa associa-se a jornada inter-religiosa de oração e jejum

 

Cidade do Vaticano, 14 de Maio de 2020 (Ecclesia) – O Papa associou-se hoje à jornada inter-religiosa de oração e jejum pelo fim da pandemia de Covid-19, lembrando as vítimas da doença e das várias tragédias que afetam a humanidade.

 

“Todos somos irmãos. São Francisco de Assis dizia: ‘Todos irmãos’. E, por isso, homens e mulheres de todas as confissões religiosas nos unimos hoje na oração e na penitência para pedir a graça da cura desta pandemia”, disse, no início da Missa a que presidiu na Capela da Casa de Santa Marta, com transmissão online.

 

Francisco explicou que a iniciativa partiu do Alto Comité para a Fraternidade Humana, o qual convocou para hoje um dia de oração e jejum para pedir a Deus “misericórdia e piedade neste momento trágico da pandemia”.

 

“Que Deus trave esta tragédia, que trave esta pandemia. Que Deus tenha piedade de nós e que cesse também as outras pandemias tão más: a da fome, a da guerra, a das crianças sem instrução. E peçamos isso como irmãos, todos juntos. Que Deus nos abençoe a todos e tenha piedade de nós”, rezou.

 

Na sua homilía, o pontífice evocou o drama da fome que atinge milhões de pessoas e apelou ao fim da indiferença perante o sofrimento do próximo.

 

“Esta oração de hoje para pedir que o Senhor trave esta pandemia deve levar-nos a pensar nas outras pandemias do mundo. Há muitas pandemias! A pandemia das guerras, da fome e muitas outras”, apontou.

 

O Papa destacou a “coragem” do Alto Comité para a Fraternidade Humana – organismo com representantes da Santa Sé e do mundo islâmico – em convidar todos a “rezar, cada um segundo a própria tradição, a fazer um dia de penitência, de jejum e também de caridade, de ajuda aos outros”.

 

Nós não esperávamos esta pandemia, veio sem que nós a esperássemos, mas agora está aí. E muitas pessoas morrem. E muitas pessoas morrem sozinhas, morrem sem poder fazer nada. Muitas vezes se pode pensar: ‘Não me diz respeito, graças a Deus eu salvei-me’. Mas pense nos outros! Pense na tragédia e também nas consequências económicas, nas consequências sobre a educação”.

 

Francisco respondeu aos críticos de iniciativas inter-religiosas e rejeitou qualquer tentativa de “relativismo”, falando num “dia de fraternidade”.

 

“Estamos todos unidos como seres humanos, como irmãos, rezando a Deus, segundo a própria cultura, segundo a própria tradição, segundo os próprios credos, mas irmãos rezando a Deus, isso é importante: irmãos, fazendo jejum, pedindo perdão a Deus pelos nossos pecados, para que o Senhor tenha misericórdia de nós, para que o Senhor nos perdoe, para que o Senhor detenha esta pandemia”, explicou.

 

O Papa desejou que após esta pandemia a humanidade seja menos “inconsciente diante das tragédias que se verificam no mundo”.

 

OC - Ecclesia

Vaticano: Papa envia ajuda para o Líbano

Cidade do Vaticano, 14 de Maio de 2020 – O Papa decidiu oferece 400 bolsas de estudo a alunos do Líbano, no valor de 200 mil dólares, anunciou hoje o Vaticano.

 

A oferta foi feita através da Secretaria de Estado e da Congregação para as Igrejas Orientais (Santa Sé), e vai ser distribuído pela Nunciatura Apostólica em Beirute.

 

A sala de imprensa da Santa Sé informa que Francisco segue com “preocupação paterna” a situação no Líbano, definindo o país como “exemplo de convivência e fraternidade” na região.

 

A ajuda enviada pelo Papa soma-se a um contributo feito recentemente pelo Fundo de Emergência da Congregação para as Igrejas Orientais, a fim de enfrentar a emergência ligada à pandemia da Covid-19.

 

OC - Ecclesia

S. João Paulo II faria 100 anos em 18 de Maio – e Bento XVI escreve carta especial

O Papa Emérito Bento XVI escreveu uma bela carta por ocasião dos 100 anos do nascimento de seu predecessor, o Papa São João Paulo II, com quem trabalhou durante muitos anos como prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé: de 1981 a 2005, ano em que foi eleito seu sucessor (aqui).

Actualize a informação sobre a Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém
e sobre a Terra Santa, através do site da Lugar-Tenência de Portugal.

Tel: +351 213 426 853

Fax: +351 213 474 350

Rua do Alecrim, 72 -R/CDto. 1200-018 Lisboa

© Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém

Desenvolvido por:

Web design por:


Actualize a informação sobre a Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém
e sobre a Terra Santa, através do site da Lugar-Tenência de Portugal.


Tel: +351 213 426 853


E-mail: oessjp@sapo.pt


Fax: +351 213 474 350


Rua do Alecrim, 72 -R/CDto. 1200-018 Lisboa

© Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém

Desenvolvido por:

Web design por: